Nascido em 7 de janeiro de 1971 em Modesto (Califórnia), Jeremy Lee Renner conseguiu seu primeiro papel em um filme em 1995, quando interpretou Mark D’Agostino em “Heróis Por Acaso”, o que lhe rendeu algumas participações pequenas em seriados até 2001, incluindo “Angel” e “CSI: Ivestigação Criminal.”

Em 2002, Renner teve sua primeira chance como protagonista em “Dahmer”, filme biográfico sobre o serial killer Jeffrey Dahmer que marcou sua primeira indicação em premiações: “Melhor Ator” no Independent Spirit Awards. A partir daí, Jeremy conquistou mais espaço e participou de diversos projetos conhecidos, como “SWAT: Comando Especial”, “Terra Fria”, “O Assassinato de Jesse James Pelo Covarde Robert Ford” e “Extermínio 2”.

No entanto, os críticos consideram que sua carreira realmente decolou em 2008, quando estrelou “Guerra ao Terror”, ao lado de Anthony Mackie. O drama, dirigido por Kathryn Bigelow, deu a Renner sua primeira indicação de “Melhor Ator” no Oscar e no Screen Actors Guild Award. O filme, indicado em nove categorias do Oscar, levou seis estatuetas para casa, incluindo “Melhor Filme” e “Melhor Diretor” (onde Kathryn foi a primeira mulher a ganhar a categoria).

Além de atuar, Jeremy ainda é cantor, compositor, guitarrista, tecladista e baterista. No começo de sua carreira como ator, ele fazia parte de uma banda chamada “Sons of Ben” e já levou alguns de seus trabalhos com a música para os filmes “Terra Fria” e “O Assassinato de Jesse James Pelo Covarde Robert Ford”.

Atualmente, Jeremy é mais conhecido por interpretar Clint Barton/Gavião Arqueiro nos filmes da Marvel Studios e Willian Brandt, na franquia “Missão: Impossível”.

Filmografia
Prêmios e Indicações
IMDB