(Atenção: As informações contidas nesse post se referem ao personagem nos quadrinhos e contem spoilers de: “Novos Vingadores” e  “Demolidor Vol. 2” e “Demolidor” [série da Netflix]. Os eventos descritos nos trechos onde Clint assume a identidade não serão detalhados, para evitar qualquer possível spoiler futuro.)

Com o tão aguardado lançamento do trailer de “Vingadores: Ultimato”, no último dia 07/12, os rumores que Clint Barton mudaria de identidade se confirmaram. Gavião Arqueiro sai de cena e dá espaço a Ronin, personagem até então desconhecido por quem acompanha apenas os filmes.


Ronin em “New Avengers”, edição #11. (David Finch e Danny Miki)

Criado por Brian Michael Bendis e Joe Quesada, Ronin apareceu pela primeira vez na edição #11 de New Avengers (“Novos Vingadores”) em 2005, mas para entender a origem de Ronin, precisamos primeiro conhecer Maya Lopez.

Maya, que também foi criada por Quesada (e David Mack), apareceu pela primeira vez na edição #9 de “Daredevil Vol. 2” em 1999. Quando criança, Maya perdeu o pai e foi criada por Wilson Fisk (que apesar de não participar do MCU, é o grande vilão de “Demolidor”, da Netflix.). Fisk, o verdadeiro assassino do pai de Maya, a faz acreditar que o Demolidor é o culpado. Sem saber a verdadeira identidade do Demolidor, ela e Matt Murdock se apaixonam.

Maya, agora sob a identidade de “Echo”, estuda as fraquezas do Demolidor e em uma luta quase o mata, até descobrir que ele e Matt são a mesma pessoa. Agora, sabendo o que realmente aconteceu e que Fisk é o verdadeiro assassino de seu pai, Maya atira em Fisk e o deixa cego.

Acreditando que Fisk está morto e perturbada por todas as mentiras Maya passa um tempo longe dos Estados Unidos. Quando retorna, vê que Matt seguiu em frente e está com Milla Donovan e que Fisk ainda está vivo. Com a ajuda de um antigo amigo do pai, ela passa por um rito de passagem indígena e nesse meio tempo conhece Wolverine, que a ajuda em sua recuperação e repassa alguns conhecimentos sobre a cultura e o crime organizado do Japão.

Ligação com os Vingadores

Maya chega até os Vingadores após Matt a recomendar para o Capitão América, para ajudar a equipe contra o Samurai de Prata, no Japão. Ela decide criar “Ronin” para esconder a própria identidade. Ainda no Japão, Maya é morta por Elektra e trazida de volta a vida pelo Tentáculo, com a intenção de ser treinada e usada como uma arma, como aconteceu com Elektra em “Demolidor” (Netflix).

Clint Barton

Ainda em “Novos Vingadores”, Clint chega até o esconderijo onde parte dos Vingadores vivem após os acontecimentos de “Guerra Civil” (também nos quadrinhos) e assume a identidade de Ronin para ajudar no resgate de Maya, no Japão.

No Universo Cinematográfico Marvel

Não há como ter certeza do que será adaptado do personagem ou não, mas precismos considerar que a origem de Clint como Ronin tem o envolvimento de diversos personagens que existem apenas nas séries, em filmes de outro estúdio (como os X-Men) e até personagens que ainda não foram aproveitados fora dos quadrinhos. No caso do Clint, que é um personagem bem diferente nas adaptações, fica ainda mais difícil tentar prever alguma coisa. No entanto, fotos vazadas, o trailer e artes oficiais mostram que o visual do personagem parece bem fiel:

 

“Vingadores: Ultimato” chega aos cinemas brasileiros dia 26 de abril de 2019.