Vingadores: Ultimato | Conheça Ronin

Gavião Arqueiro com uma nova identidade? Os rumores que já sondavam o personagem ficaram ainda mais fortes após o lançamento do primeiro teaser, onde conseguimos ver alguns detalhes que chamaram a atenção; Clint Barton aparece com um novo uniforme e com katanas no lugar das flechas. A semelhança no visual aponta para um personagem inédito nos cinemas, mas conhecido entre os fãs dos quadrinhos, Ronin.

 

Quem é Ronin?

Antes de entrarmos no mérito de Clint Barton se tornar Ronin, precisamos conhecer outra pessoa: Maya Lopez, que foi o “Ronin original”. Criada por David Mack e Joe Qesada, a superheroína conhecida como “Echo”, apareceu pela primeira vez na edição #9 de “Demolidor Vol.2”, em 1999.

A pedido de Matt Murdock (Demolidor), Maya é enviada até o Japão para ajudar os Vingadores contra o vilão Samurai de Prata e é quando ela cria a identidade do Ronin. Após essa missão, ela se junta aos Vingadores e fica no Japão investigando Elektra e o Tentáculo.

Após os acontecimentos de “Guerra Civil” (nos quadrinhos), Maya é morta e trazida de volta a vida pelo Tentáculo, com a intenção de transformá-la em uma assassina, como Elektra.

 

“Não sou mais o Gavião Arqueiro”.

New Avengers #30 (2005) Brian Michael Bendis

Após a morte de Steve Rogers, Clint Barton confronta Tony Stark, que o oferece o escudo e a chance de seguir como o novo Capitão América. Após recusar a oferta, ele encontra os Novos Vingadores e aceita entrar na equipe, já com a missão de resgatar Echo e decide usar a identidade de Ronin. Em outro momento da história, Maya diz a Clint que ele deve continuar como Ronin e ele decide deixar o nome Hawkeye” apenas com Kate Bishop, a Gaviã Arqueira.

 

Cinema x Quadrinhos

 

É de conhecimento geral que as adaptações para o cinema não são (e nem precisam ser) completamente fiéis aos quadrinhos. No caso do Gavião Arqueiro, as diferenças são enormes e a adaptação do Ronin também não poderá ser completamente fiel.

Nos quadrinhos, a história que envolve Gavião Arqueiro como Ronin tem eventos que, ou foram adaptados de forma completamente diferente ou detém personagens que o MCU ainda não teria autorização de usar no cinema (como os Defensores e alguns X-Men). Uma das teorias mais fortes, faz a conexão entre tragédias que possam ter culminado a mudança de identidade: nas HQ’s, a morte do Capitão América e nos filmes, a morte da família de Clint.

Em “Vingadores: Era de Ultron”, por algum motivo inexplicável, a Marvel decidiu que Clint Barton deveria ter uma fazenda, uma esposa e três filhos (Clint já teve uma familia no arco “Ultimates 2” onde todos foram assassinados pela Viuva Negra e em arcos melhores já foi casado com a Harpia, que é interpretada por Adrianne Pallicki em Agents of S.H.I.E.L.D). “Vingadores: Guerra Infinita” não mostrou o destino de Laura Barton e das crianças, mas a teoria mais plausível é que todos tenham virado poeira com o estalar de dedos do Thanos e que por isso, Clint teria abandonado tudo e assumido outra identidade no Japão.

 

Trailer recente

O trailer lançado no último dia 14 de março, mostra Clint Barton com outro uniforme, mas ainda com arco e flechas, o que deixou a maioria das teorias quebradas. Os diretores, Anthony e Joe Russo, já assumiram que colocam cenas falsas nos trailers (quem se lembra do Hulk correndo com os Vingadores no trailer de Guerra Infinita?) então nada garante que a cena da Natasha buscando o Clint no Japão chegue a versão final do filme. Quem sabe? Talvez Ronin fique apenas nas teorias.

 

 

“Vingadores: Ultimato” chega aos cinemas dia 26 de abril e fecha o ciclo dos primeiros dez anos da Marvel Studios.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *